4 Dicas Poderosas Para Evitar a Inadimplência

Estamos vivendo um momento de instabilidade econômica e as empresas para sobreviverem investem em vendas. Investem em marketing, campanhas de vendas, treinamento para vendedores e até em consultoria empresarial. A preocupação e a necessidade em vender é torna-se prioridade, esquecendo muitas vezes a importância de consultar sobre o cliente para receber um cheque ou fazer um crediário próprio.

A tendência destas empresas é ter uma inadimplência cada vez maior, por negligencia da própria empresa que esquece dos passos de uma venda. As empresas sobrevivem do recebimento do que foi vendido e não pela venda propriamente dita – com a entrega do serviço ou produto. Então, manter foco na segurança em receber pelas vendas deve ser prioridade para as empresas, principalmente as pequenas que, muitas, não possuem dinheiro em caixa para uma emergência.

Atenção nestas quatro dicas poderosas para evitar a sua inadimplência antes de finalizar uma venda.

 Para clientes que desejam pagar a compra com cheque, ofereça a opção de cartão de débito. Para micro empreendedores ou profissionais autônomos, existem opções para receber cartões de débito e crédito sem mensalidades e com cadastro até para pessoa física. Consulte e pesquise as taxas cobradas pelas administradoras antes de contratar o serviço.

 Cuidado com crediário próprio. As financeiras estão dificultando o crédito e algumas empresas para não perder clientes lança o crediário próprio. Se banco que ganha dinheiro e vivem de crediário estão dificultando, qual a vantagem das empresas oferecem crediário próprio para atender os clientes que as financeiras não aceitam?

 Treine e mantenha uma equipe de vendas preparada para atender com qualidade e conduzirem os clientes a comprarem realmente o que precisam, sem excesso. Geralmente quando o cliente compra pela emoção e impulso, compra muito mais do que precisa aumentando o valor da compra e sem pensar como irá pagar.

 Pequenos comerciantes de bairro ou cidades do interior vendem com crédito mensal, isso é, anota a compra em um caderno e o cliente paga a cada quinzena ou no final do mês. Sistema que começou a muitos anos e que funciona, mas com a crise o cliente que sempre pagou em dia pode perder o emprego e parar de pagar, gerando inadimplência.

coaching de vendas é uma ferramenta que traz resultados imediatos através das perguntas que vendem. Como especialista no assunto, escrevi cinco perguntas que vendem para ajudar a sua empresa a evitar a inadimplência.

 Sabemos que os bancos estão restringindo folhas de cheques, temos um limite por mês, por este motivo comprar com cartão de débito é uma oportunidade ou uma forma de guardar a folha de cheque para quando realmente precisar?

 A Sra. sabia que muitos clientes estão preferindo comprar com cartão de débito ao invés de cheque por motivos de segurança, inclusive clonagem. Por este motivo, a Sra. prefere optar pelo cartão de débito ou crédito?

 Eu entendo que o Sr. sempre comprou colocando na conta, e também sempre pagou no dia certo no final do mês. Mas por causa da crise os meus fornecedores deixarem de oferecer prazo para eu comprar os produtos e por este motivo não consigo mais vender neste formato e para continuar oferecendo atendimento de qualidade e produtos bons, a sua preferencia é pagar com cartão de crédito ou débito?

 Enquanto a Sra. experimenta as camisas, gostaria de agilizar o atendimento para que não precise ficar esperando na hora de pagar. Poderia por favor me emprestar um documento para que eu possa fazer o seu cadastro?

 Apenas para eu entender e poder ajudar no fechamento da compra com condições especiais, a sua preferencia é usar cartão de débito, crédito ou dinheiro?

Experimente! Pratique e surpreenda-se!

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