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7 dicas para Vender mais para o Dia das Crianças por Jaques Grinberg

As lojas já estão se preparando para o dia das crianças, considerada para muitas empresas e penúltima melhor data de vendas – considerado por todos o Natal como a salvação das metas do ano. Mais de 60% do ano de 2018 já passou e as metas para muitos estão abaixo das expectativas.

As eleições podem afetar os resultados das vendas para o dia das crianças neste ano, mas empresas com uma equipe preparada, com certeza fará a diferença. Com as vendas abaixo das metas, vendedores e empresários estão desmotivados e o reflexo é cada vez vender menos. A falta de motivação, foco e qualificação gerados pela desmotivação vira uma bola de neve que só cresce e quando “rola” derruba tudo que vê pela frente.

O momento certo para mudar, é antes que seja preciso mudar – é agora! Pense nisso!

Muitas empresas ainda estão preocupadas com os 4Ps do marketing: preço, praça, promoção e produto. Esquecem do “R” de Relacionamento. Os clientes querem atenção, atendimento gourmet e pós-vendas, em resumo, querem ser surpreendidos.

7 dicas para Vender mais para o Dia das Crianças:

1ª dica: Atendimento Gourmet
Ofereça um atendimento requintado, diferenciado e acima do padrão. No Brasil, infelizmente, receber um atendimento gourmet é um diferencial – deveria ser obrigatório, mas não é. Surpreenda os seus cliente!

2ª dica: Quadrante das Vendas
Você já conhece o Quadrante das Vendas? São quatro passos simples para uma venda saudável: conhecer o comprador, levantas as suas necessidades, gerar confiança e ação para comprar agora e com você e por último, ajuda-lo a comprar o que ele quer e precisa.

3ª dica: Ajuda os clientes a comprarem
O Vendedor Coach ajuda os clientes a comprarem ao invés de vender o que desejamos. Aplique o conceito do Quadrante das Vendas e ofereça o melhor produto para atender as necessidades do seu cliente. Lembre-se, você é o especialista e conhece o que as crianças querem e irão brincar. Quando um adulto compra um presente que a criança não brinca, o vendedor e até a loja podem perder um cliente, pois ele irá associar uma compra mal feita com o seu estabelecimento.

4ª dica: objeção é “caro”
Toda vez que o cliente diz é “caro”, é comparado a outros produtos. Ao encontrar o produto desejado pelo cliente, ofereça também outro produto mais caro e um terceiro com um valor um pouco menor. O cliente fará a comparação do valor com os demais produtos dentro da sua loja e não com os concorrentes, achando o produto desejado uma boa opção. O outro produto apresentado é bem mais caro e o terceiro um pouco mais barato, ficando com a opção desejada e com o preço intermediário.

5ª dica: adulto sem a criança
Caso o adulto venha fazer a compra sem a criança, usando o quadrante das vendas, levante as necessidades da criança. Descubra o sonho da criança e quais os brinquedos que ela gostaria de ganhar. Apresente produtos semelhantes caso a criança não tenha feito o pedido de um produto específico. Para muitos adultos o melhor presente é o que tem uma caixa grande – muitos acham que o tamanho da caixa irá impressionar a criança. Um grande erro, muitas vezes, as crianças querem um presente menor.

6ª dica: adulto com a criança
Quando o adulto vem com a criança na loja para escolher o seu presente, pergunte ao adulto qual a margem de valor que deseja investir para comprar o presente. As crianças já possuem opinião e desejo, mas podem ser conduzidas a desejarem o que queremos vender. A criança pode ser um “ruído” na venda, isso é, se o adulto e a criança tiver um desentendimento, vão embora e não voltam para comprar com você. Neste caso, o vendedor tem que ser um pouco de consultor, um pouco de “psicólogo” e apresentar soluções.

7ª dica: crise e dificuldades financeiras
Para muitos, mas não para todos, a crise fará com que os presentes para o dia das crianças tenham um ticket médio de compra menor este ano. Mesmo com opções de parcelamento, muitos cartões de crédito estão sem limites para parcelar. O vendedor tem que perceber e entender as condições e as necessidades dos clientes para não gerar um desconforto durante a negociação. Muitos desvendem por não entenderem as condições financeiras, tentando “empurrar” algo que o cliente não conseguirá comprar.

Você Merece Vender Mais!
Tenha um time preparado e motivado com técnicas inovadoras e aplicáveis!
JAQUES GRINBERG

Conhece na prática as dificuldades dos empresários brasileiros. É sócio em empresas, palestrante, mentor de gestores e coach especialista em coaching de vendas.

Foi capa da revista Exame PME, convidado como consultor para participar do programa PEGN da rede Globo, caso de sucesso no site Sociedade de Negócios do banco Bradesco.

Autor do best seller 84 Perguntas que Vendem, um livro que todos os vendedores querem ter!

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