7 Regras Para Aumentar as Vendas Com o Uso do WhatsApp

Todos os dias surgem novos aplicativos mobile e novos sites para facilitarem de alguma forma a vida das pessoas. A conectividade esta presente 24 horas por dia e sete dias por semana em nossa vida, tornando a comunicação mais simples e ágil.

Com alguns cliques é possível compartilhar os seus momentos com o mundo através das redes sociais, enviar fotos para amigos e familiares ou transmitir ao vivo uma aula ou palestra. Sim, é tudo mais simples e rápido! Então, por qual motivo perdemos o pouco tempo que tínhamos para ficar com a família e amigos? A resposta também é simples, estamos conectados com os aparelhos celulares 24 horas por dia e sete dias por semana – acabou o tempo para as conversar olhando nos olhos.

Os clientes também estão sem tempo para comprar e o motivo pode ser o mesmo, estão conectados. Já sei, você está imaginando em desenvolver um e-commerce e um aplicativo para vender seus produtos e/ou serviços. Parabéns! Excelente iniciativa! São ferramentas importantes que por enquanto sozinhas não irão compensar as quedas em vendas na loja física. O motivo é obvio e poucos percebem por ser obvio. As pessoas querem relacionamento e são imediatista, querem o contato com o vendedor e sair da loja com a sacola.

O uso do smartphone não é para comprar, é para relacionar-se através das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas – seja por texto, fotos ou vídeos. Nunca estivemos tão solitários com tanto relacionamento, virtual.

As lojas, escritórios de profissionais autônomos, empresas e até industrias ainda não perceberam as oportunidades que perdem com a falta de uso do WhatsApp ou o uso incorreto nas vendas e fidelização de clientes.

Por este motivo escrevo sete regras poderosas para aumentar as vendas com o uso do WhatsApp.

1º Use o aplicativo para relacionar-se com os clientes.
A venda deve ser consequência. Por exemplo, para um consultório odontológico, mantenha os clientes informados sobre os horários das consultas, previsão do tempo para o dia e horário da consulta e situação do transito na região. Para uma loja de shopping, informe os clientes sobre eventos que acontecem na região, lançamento de filmes no cinema do shopping, melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas como a Páscoa, dia do consumidor, dia das mães e outras. Ao lembrar as datas comemorativas, os clientes lembram que precisam comprar presentes.

2º Lista de transmissão.
A lista de transmissão é uma forma rápida para enviar mensagens individuais para um grupo pré selecionado. Os destinatários recebem de forma individual. O uso de grupos não é aconselhado para uso profissional.

3º Só envie mensagens se o motivo for de interesse do destinatário.
Se a finalidade é relacionamento, a mensagem tem que de alguma forma, parecer personalizada. Uma das dicas é criar a lista de transmissão separando os clientes pelo sexo, masculino e feminino, perfil de interesses ou por frequência de visita ao seu comércio. Quanto melhor o filtro, mais personalizada as mensagens serão.

4º Texto profissional.
Cuidado com o uso de gírias, “memes”, assuntos polêmicos, imagens e outros. O texto deve ser profissional e isso não quer dizer formal. Antes de enviar leia duas ou mais vezes e peça para um colega também ler e revisar, além de sugerir mudanças. Escreva da forma como o desejado pelo perfil dos seus clientes.

5º Foco no objetivo.
O objetivo principal do relacionamento via aplicativo é manter o cliente informado sempre com foco em possibilidades para vir pessoalmente na sua loja, empresa ou consultório. Fidelizando os clientes através de uma interação fácil e ágil e que todos estão conectados.

6º Faça como os Vendedores Coach.
O Vendedor Coach não vende, ajuda os clientes a comprarem. Trazendo informações de interesse dos clientes, quando eles precisarem comprar algo, eles irão tomar a iniciativa. Por exemplo um escritório de advocacia que mantem os clientes informados sobre mudanças nas leis, precauções para evitar problemas futuros entre outros, quando o cliente precisar de ajuda irá procurar o escritório através do WhatsApp – pela facilidade e também pelo relacionamento. A venda é consequência.

7º A comunicação é uma mão de duas vias – vai e volta.
Esteja preparado para responder as mensagens enviadas. Tenha um profissional preparado e pronto para atender os clientes via aplicativo. Quando recebemos uma mensagem interessante e do nosso interesse, respondemos agradecendo ou perguntando mais sobre o assunto. Alguns clientes irão compartilhar esse conteúdo, então, insira no meio da mensagem ou na assinatura o nome da sua empresa.

É preciso fazer diferente para fazer a diferença! Os clientes querem ser surpreendidos.

E ainda, para aproveitar ao máximo os recursos e manter o profissionalismo, é possível usar o aplicativo no computador a partir do Web WhatsApp, um sistema de espelhamento do aplicativo do celular. A agilidade de escrever os textos e interagir pelo computador aumenta o profissionalismo e diminuem as chances de escrever com gírias, abreviações e emotions.

Veja alguns exemplos de mensagens da empresa JGC:

JGC Informativo: Estaremos abertos neste final de semana com novidades e promoções. Imagine perder uma oportunidade como esta! Então, responda agora LEMBRAR e enviaremos uma nova mensagem na sexta-feira já com uma de nossas promoções. Assim você já ficará por dentro do que irá acontecer neste final de semana.

(foto de algum produto, como exemplo um casaco de couro feminino)
JGC Informativo: Atenção! Imagine você vestindo este lindo casado. É tão bonito que experimentar é uma oportunidade ou uma realização? Responda em até 5 minutos P, M ou G para o seu tamanho e deixaremos um separado só para você!

JGC Informativo: É feriado, mas estaremos abertos no Shopping da Vila em horário especial com oportunidades e lançamentos exclusivos. Aproveitar um dia de shopping vazio para vir conhecer todas estas vantagens é uma oportunidade ou um investimento?
JGC Informativo: Você esteve na semana passada em nossa loja e comprou uma linda calça, PARABÉNS! Hoje, recebemos uma camisa que combina com a sua calça, é lançamento. Responda SIM para receber uma foto da camisa e surpreenda-se!

Hoje é um dia muito especial, o seu aniversário. Parabéns! Felicidades e saúde! São os nossos votos, da loja JGC.
JGC Informativo: APROVEITE! É SÓ ESSA SEMANA! Para os aniversariantes do mês que visitarem a nossa loja ganham um brinde exclusivo. Aqui você merece sempre mais! Acreditar que você merece este brinde é acreditar no seu potencial ou é uma forma de aumentar a auto estima?

JGC Informativo: O seu aniversário está chegando e queremos conhecer os seus desejos. Responda para fins de pesquisa qual a sua preferencia de presente entre as opções: camisa, calça, bermuda, jaqueta, sapato ou acessórios. A sua informação é muito importante para nós.
(para esta mensagem, o ideal é a loja ter o cadastro do marido, esposa, filhos ou pais. Interagir depois com a resposta já com os familiares para oferecer o presente desejado pelo aniversariante. Caso não tenha, quando estiver próximo a data de aniversário, o próprio aniversariante pode receber uma ou duas mensagens com foto de produtos desejados.)

JGC Informativo: Essa mensagem vale 30% de desconto na segunda peça. Promoção exclusiva e válida até sábado. É só apresentar a mensagem no seu celular para um de nossos vendedores! Aproveitar este desconto é para os espertos ou para quem gosta de coisa boa com preço baixo?

JGC Informativo: Estamos com produtos novos e queremos ajudar a solucionar os seus problemas. Responda LIGAR e entraremos em contato para uma avaliação gratuita das suas necessidades e após enviaremos um conjunto de soluções.

Observe que em todas as mensagens o foco é gerar interação com o cliente, existe alguma pergunta para o cliente responder ou ação para tomar uma decisão, em ambos os casos interagir demonstrando interesse. Como sugestão, reescreva as mensagens acima do seu jeito e para o seu negócio. Pratique o habito de escrever mensagens que vendem e surpreenda-se!


Jaques Grinberg é empreendedor, coach, palestrante, consultor e sócio em quatro empresas. Conhece na prática as dificuldades de manter um time qualificado e motivado. É considerado o maior especialista em coaching de vendas do Brasil e um dos palestrantes mais requisitados quando o assunto é vendas, fidelização de clientes e empresas familiares. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem, um livro prático e interativo que traz técnicas e ferramentas do coaching de vendas para todos os profissionais e segmentos.

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