São três, os grandes vilões que prejudicam o sucesso de um pet shop:
1º Dificuldade em encontrar mão de obra comprometida e motivada.
2º Sócios com pouco conhecimento nas áreas de vendas e marketing. Na sua maioria, os sócios são veterinários ou apaixonados por Pets. Buscam cursos nas áreas de banho e tosa e esquecem das duas áreas fundamentais para o crescimento do negócio.
3º Falta de um planejamento estratégico.
As dificuldades e obstáculos aparecem todos os dias, é preciso estar preparado e com o planejamento estratégico sempre atualizado. Desistir jamais! As mudanças devem acontecer nas empresas, antes que seja preciso mudar.
Pare e pense!
7 dicas poderosas para potencializar os resultados do seu Pet Shop
1ª Ouça mais e fale menos
A escuta ativa é um dos diferenciais dos empreendedores, atendentes e vendedores de sucesso, mas um hábito difícil de aprender. Esta é uma das principais técnicas do Coaching de Vendas e tudo é prática, é preciso estar preparado para saber o momento certo para perguntar ou para ouvir. Fazer perguntas que despertam o interesse do cliente para que seja possível conduzi-lo com excelência a comprar o que precisa é o segredo para vender mais e fidelizar clientes. O Vendedor Coach não vende, ajuda o cliente a comprar.
2ª Foco na solução dos problemas do cliente
Os clientes querem soluções e não um produto ou serviço. O Vendedor Coach desperta no cliente o desejo para comprar o que irá solucionar os seus problemas. Quando o vendedor percebe e tem a solução para o cliente, o valor financeiro se torna um obstáculo pequeno para a negociação, tornando a venda muito mais fácil. Quando o cliente compra uma solução, a fidelização é consequência. Isso mesmo, em um pet vale muito mais o modo como os pets são tratados e gostam do ambiente do que o valor cobrado por um banho.
3ª Foco no valor percebido e não do preço
O Vendedor Coach não está preocupado com o valor do produto e/ou serviço, a sua preocupação é vender o que o cliente precisa. Muitas vezes o cliente pede o que não precisa e sem conhece-lo o vendedor vende – este cliente ficará insatisfeito e não voltará a comprar. Faça perguntas que vendem (sugestão de leitura: best seller 84 Perguntas que Vendem da editora Literare Books), conheça os clientes e descubra as suas necessidades para conduzi-los a comprar o que querem e precisam.
4ª Atendimento Gourmet
Em um mundo globalizado onde a qualidade dos produtos e os preços são diferenciais cada vez menos nítido, surge o atendimento gourmet. É um atendimento diferenciado, de alta qualidade, onde o cliente terá uma experiência acima da média e será surpreendido com vontade de querer voltar com os amigos e familiares. Muitos pets shop estão preocupados em gourmetizar o banho e tosa e esquecem do atendimento.
7-dicas-poderosas-para-pet-shop
5ª Esteja na internet
Os clientes pesquisam online e as empresas, independente do seu tamanho, precisam estar presentes na internet. Ter um site profissional, blog, redes sociais (Facebook e Instagram) e estar bem posicionado em sites de reclamações. O blog é um grande diferencial competitivo com artigos semanais, por exemplo, sobre cuidados com pets e outras informações.
6ª Palestras gratuitas
Oferecer palestras gratuitas sobre cuidados com pets e outros assuntos de interesse dos clientes. É uma estratégica poderosa para tornar a sua empresa conhecida na região. palestrante pode ser um profissional da própria empresa, fornecedor de produtos ou palestrante profissional. Experimente!
7ª Seja um Vendedor Coach
Ser Vendedor Coach é enfrentar as dificuldades constantes, ser persistente, estudar muito e saber conduzir um atendimento gourmet. As dificuldades são diversas, podemos citar os clientes exigentes, concorrência, “guerra” de preços e produtos caros. Aplicar perguntas que vendem maximizam os resultados, aumenta o faturamento e fideliza os clientes. O Vendedor Coach faz pós-vendas e mantém uma comunicação ativa com os clientes da empresa. Acredite no potencial da sua empresa, acredite no seu potencial e ajude os clientes a comprarem com você!