Sabemos que o sucesso e crescimento de uma empresa vem principalmente através das vendas. Segundo Bill Gates, “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.”. Frase para refletir e em alguns casos, até se preocupar. Quando o Bill Gates diz que é preciso fazer negócios pela internet para sobreviver, os pontos relevantes são:
– Entender que estar nas redes sociais de forma amadora não traz resultados.
– Curtidas e número de seguidores nas redes sociais não geram vendas.
– Esquecer de manter atualizado o seu perfil no Google Meu Negócio e sem postagens constantes é perder oportunidades de aparecer de forma orgânica para clientes potenciais.
– Ter uma boa avaliação e avaliações em quantidade no Google é fundamental.
– Investir em anúncios pagos tanto nas redes sociais quando no Google de forma profissional, com planejamento e com as estratégias certas é acreditar no potencial de crescimento do seu negócio.
– Sem anúncios pagos você não ficará conhecido por clientes potenciais que não conhecem o seu negócio.
Lembre-se que o faturamento das vendas on-line cresceu 41% só no Brasil em 2020 segundo o portal Infomoney. E estes não são os únicos números que você precisa conhecer:
– 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Ironpaper).
– Mais de 53% da população mundial estão nas mídias sociais. (Hootsuite, 2021).
– 78% das pesquisas online em dispositivos móveis resultam em compras offline (Junto, 2019).
– 71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência nas redes sociais gostariam de recomendá-la (Dreamgrow).
– Segundo estudos, 5 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet em 2021 (Olhar Digital).
– 86% dos usuários do Instagram seguem empresas pela rede social (Opinion Box).
– Após um anúncio ser visualizado na internet, 31% dos usuários clicam no anúncio; 27% procura pelo produto ou pela empresa; 21% digita o endereço do site da empresa no navegador e 9% pesquisa mais informações sobre o produto (ClickZ).
E como estão as suas vendas?
Pare e pense! Responda de forma rápida as perguntas de coaching abaixo, sem pensar muito, para entender a situação atual do seu negócio no mundo digital:
1ª Com qual nota você avalia o seu perfil nas redes sociais comparado com os seus maiores concorrentes?
2ª Qual o percentual das suas vendas que acontecem por causa dos anúncios nas suas redes sociais?
3ª Você e os demais colaboradores da empresa, curtem, compartilham e comentam nas redes sociais da empresa?
4ª A linguagem das postagens nas suas redes sociais está de acordo com a “persona” (público-alvo) que você deseja para o seu negócio?
5ª Se você pudesse mudar apenas duas coisas nas suas redes sociais para potencializar os resultados, o que você mudaria?
6ª Os anúncios pagos nas redes sociais estão gerando vendas?
7ª Como estão as informações no Google Meu Negócio da sua empresa? Estão atualizadas com fotos recentes?
8ª Os horários de funcionamento e feriados estão atualizados no Google Meu Negócio?
9ª Qual foi a última vez que foram feitas postagens de imagens no Google Meu Negócio?
10ª O seu site está atualizado com foco em vendas e captação de leads?
11ª Se você pudesse mudar apenas duas coisas no seu site para potencializar os resultados em vendas, o que você mudaria?
12ª O que você pode fazer de diferente para aumentar os resultados em vendas utilizando a internet a seu favor?
Quando falamos de persona é importante entender o que é para criar a sua e para o seu negócio. As vendas não podem ser genéricas, quem tenta vender para todo mundo não alcança o resultado desejado. Quanto mais segmento for o seu público-alvo, melhor será o lead e maior a conversão em vendas.
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre o comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Veja o exemplo abaixo:
- Homem
- 40 anos
- Empresário
- Casado e sem filhos
- Se preocupa com a aparência
- Valoriza qualidade de vida
- Gosta de viajar e de bons restaurantes
- Investe em trajes de qualidade
- Usa com frequência as redes sociais
Voltando a falar das redes sociais, tem muitas empresas com foco no Instagram e não conseguem os resultados desejados e culpam os funcionários de marketing ou a agência de marketing digital. Por este motivo, entre outros, descobrir a “persona” do seu negócio é importantíssimo. Por exemplo, no Brasil o público do Instagram são jovens e do Facebook pessoas acima de 40 anos. Se o seu público-alvo são pessoas acima de 40 anos estão no Facebook e não no Instagram. Este é um de muitos diferenciais entre as redes sociais que com planejamento e a estratégia certa o seu negócio começa a vender muito mais com anúncios pagos, tornando-se um excelente investimento.
Para finalizar, já que as empresas gostam e investem mais tempo e esforços no Instagram, conheça 12 dicas poderosas para maximizar os seus resultados. Algumas dicas você já conhece, mas não faz. É sempre bom recordar e ter um check list do que fazer:
1º Mantenha no mínimo 02 postagens por dia.
2º Utilize o Reels.
3º Invista em anúncios pagos de tráfego e mensagem.
4º Descubra os melhores horários para postar.
5º Use hashtags relevantes para a sua empresa.
6º Valorize e invista nos Stories.
7º Tenha uma BIO profissional.
8º Use os destaques.
9º Publique vídeos profissionais.
10º Divulgue seu Instagram de forma on-line e off-line.
11º Busque parceiros.
12º Se não sabe como fazer, tenha ajuda de profissionais.
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Jaques Grinberg é consultor de empresas e palestrante especialista em Vendas e Marketing. Com mais de 25 anos de experiência em vendas e 15 anos liderando equipes de sucesso. MBA em Marketing na Fundace USP, curso de Gestão de Pessoas no IBMEC, Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Formação Internacional em PNL pelo Ideah e Formação Profissional em Hipnose Clínica pelo IBFH. Foi capa da revista Exame PME edição 40, participou como convidado do programa PEGN da Globo e é caso de sucesso no site Sociedade de Negócios do banco Bradesco. Autor e coautor em mais de 20 livros destacando-se o best-seller 84 Perguntas que Vendem.