Alguns dizem que a pandemia já passou e tudo voltou ao normal. Será? Tudo voltou ao normal, crença ou realidade? Empresas ainda não conseguiram se recuperar depois de dois anos com muitas limitações de trabalho, dívidas acumuladas. E os clientes? Há muitos alunos e potenciais alunos que perderam o emprego, mudaram de cidade ou estão com uma renda financeira reduzida. Será que tudo voltou ao normal realmente?
Acredite, mesmo com as dificuldades citadas acima, entre muitas outras e algumas até particulares de cada brasileiro. Mas, você consegue ver o seguinte: com todas as dificuldades aparentes ou não, existem empresas e lojas ganhando dinheiro e crescendo. Está sendo fácil? Com certeza que não, impossível, também não! Há uma frase do Wall Disney que você já deve ter ouvido: “Eu gosto do impossível, lá a concorrência é menor.”
Qual foi o impossível que você fez nos últimos três meses
para maximizar os seus resultados?
07 dicas para você refletir sobre a sua empresa ou loja
1ª Mudanças: são necessárias e os clientes a esperam e gostam. Comece mudando a estrutura da empresa, troque móveis de lugar, mesas e cadeiras, quadros de paredes, poltronas e vasos de plantas em novas posições e se for possível, faça algo diferente nos banheiros e principalmente na fachada, tornando cada espaço uma novidade. Surpreenda os clientes com criatividade e baixo investimento aproveitando os recursos já existentes.
2ª Instagramável: estamos na éra do Instagram, que ainda aceita fotos e em breve pode apenas aceitar vídeos como o Tik Tok. Os clientes gostam de ambientes diferentes e inovadores, que sejam de interesse deles, que gera interesse em tirar fotos para postar. Sempre que possível com a sua marca, logo, pensando na divulgação. Um espaço instagramável é aquele que oferece uma foto atrativa, por isso, uma boa iluminação é essencial. Ela pode garantir o sucesso das fotos ou estragar o ambiente planejado. Veja exemplos de ambientes instagramável na LA Escola de Música no Rio de Janeiro. Em uma das fotos, do banheiro, observe que tem dois vasos sanitários sendo um para adulto e outro para a crianças. Decoração clara, moderna e diferenciada para uma escola de música que tem foco em alunos kids. Na sala de aula temos uma parede com adesivo personalizado com os personagens da rede LA. Eu como consultor e palestrante profissional gostei e tirei fotos, imagine os clientes.
3ª Fidelização: sabemos que fidelizar clientes é importantíssimo para a sobrevivência das empresas e é muito mais barato do que prospectar novos clientes. Porém, tão importante quando fidelizar clientes é fidelizar a equipe de profissionais da sua empresa, os seus funcionários. Evitar o turnover é diminuir despesas com contratação, reclamações e atritos internos na gestão. Poucas empresas investem e se preocupam com a fidelização dos seus colaboradores, dá trabalho, requer investimento financeiro e há necessidade de foco e dedicação. Com tudo isso, no final do ano os empresários que acreditarem e fizerem esse investimento poderão avaliar os resultados positivos.
4ª A sua marca, o seu logotipo é moderno? Está atualizado? A Coca-cola já atualizou o seu logo diversas vezes para se manter moderna e a sua empresa? O primeiro logotipo da Coca-Cola foi criado em 1887, depois que em 1886 o Dr. John S. Pemberton concluiu a fórmula. A ideia do logo veio do contador da empresa, Frank M. Robinson que sugeriu os dois Cs com o objetivo de ter um estilo próprio, eficaz e expressivo. Robinson experimentou a elaborada escrita spenceriana, um tipo de caligrafia característico daquela época. Em 31 de janeiro de 1893, o logotipo recebeu a marca registrada do Escritório de Patentes dos EUA conforme imagem. A palavra “trademark” foi acrescentada na cauda do “C” de Coca. Entre 1890 e 1891 a marca passou por uma remodelação radical, espiralando conforme imagem. Só em 1947 a cor vermelha foi incorporada no logotipo da Coca-Cola. Se empresas como Coca-Cola, Banco Itaú e Mac Donalds atualizam as suas marcas, por qual motivo a sua empresa deixaria de inovar em uma nova identidade visual? Existem várias empresas que fazem este tipo de trabalho, eu gosto muito da @lari.design de Santa Catarina com qualidade altíssima e excelente custo-benefício. Pense nessa ideia!
5ª Site e redes sociais: manter um site atualizado, moderno e rápido é fundamental para o sucesso dos negócios. O site ainda é uma referência, muitas vezes é o primeiro contato dos clientes potenciais com a sua empresa. Com o sucesso e crescimento das redes sociais algumas empresas deixaram o site sem atualizações. Melhor não ter, do que ter um site antigo e desatualizado. É recomendado atualizar o site no mínimo uma vez por mês alterando banners, blog, imagens e etc para gerar relevância orgânica no Google. Uma vez por ano, faça um novo site atualizando-o por completo. Já as redes sociais, no mínimo três postagens novas por semana no feed e diariamente no Story. Sim, dá trabalho! Quem disse que empreender é fácil! E não esqueça dos anúncios pagos nas redes sociais e Google Ads, para os anúncios recomendo consultar a minha agência, Ad Machine, pelo site www.admachine.com.br. Uma agência exclusiva e pensada com o jeito e proposta que eu e meus sócios gostaríamos de contratar.
6ª Relacionamento com clientes: depois de dois anos sem contato com pessoas, os clientes estão mais irritados, estressados e alguns até agressivos e sobretudo solitários fora do convívio social. É um momento de atenção e cuidado com os nossos clientes e aumentar o relacionamento e atenção, valorizando-os e elogiando quando possível – desde que seja verdadeiro, é um grande diferencial.
7ª Diferenciais: todos os negócios devem ter três diferenciais nítidos e de interesse dos clientes para se diferenciarem dos concorrentes. Dizer que a sua empresa é a melhor, os concorrentes também dizem e o cliente só irá descobrir depois que comprar. Esse não é um diferencial, na verdade é obrigação.
Complicado! Parece difícil e sei que já se cansou só de ler. Como colocar tudo em prática e ainda administrar a empresa, funcionários e as contas para pagar. Comece aos poucos, implante uma dica por vez sem desistir no meio do caminho. Uma ou duas dicas implantadas não garantem o sucesso, é o conjunto das setes dicas juntas e atualizadas com frequência que fará a sua empresa crescer. Se existem empresas concorrentes mais lucrativas do que a sua, o negócio continua sendo um bom negócio, acredite e faça acontecer! Pense grande! Qual a oitava dica que você escreveria para a sua própria empresa?
As empresas crescem quando fazem diferente para fazer a diferença!
Tenha de forma simultânea duas, três ou mais campanhas de captação de clientes para ter o resultado que nunca teve.
04 dicas para prospecção e aumentar o seu faturamento:
1ª Resgatar clientes: qual foi a campanha para resgatar clientes que faz um tempo que não compram? É muito mais fácil vender para quem já conhece o seu negócio do que prospectar clientes novos.
2ª Tenha vendedores com foco em prospecção ativa, relacionamento com prospects, parceiras com outros negócios, faculdades etc. Vendedores que ajudam na captação de leads e não ficam sentados esperando.
3ª Invista em anúncios pagos na internet com foco principal em Google Ads e Facebook Ads. Lembrando que o YouTube é um canal de anúncios com investimento geralmente mais baixo, mas é necessário ter vídeos de qualidade e gravados com a estratégia certa para os anúncios. Tenha uma landingpage com foco em captação de leads e um site institucional para gerar autoridade. Conheça a nossa agência pelo site www.admachine.com.br e agende uma apresentação. Surpreenda-se!
4ª Mantenha o cadastro da sua empresa sempre atualizado no Google Maps (antigo Google Meu Negócio). Faça campanhas de avaliação do seu negócio no Google com clientes e funcionários, quanto maior o número de avaliações, maior será a sua relevância orgânica. Postar fotos e eventos também é importante para manter o perfil sempre atualizado e com novidades e é simples, só postar no Google as imagens e fotos postadas no Instagram.
5ª Faça reuniões periódicas com os seus funcionários, com todos, para pensar em novas ações, campanhas, ideias de captar novos clientes, fideliza-los e diminuir o turnover da equipe.
Gostou das dicas e novas ideias? Agora é hora de colocar em prática!
Jaques Grinberg é consultor de empresas e palestrante especialista em Vendas e Marketing. Com mais de 25 anos de experiência em vendas e 15 anos liderando equipes de sucesso. Empresário e sócio em várias empresas, destacando-se a agência de marketing digital Ad Machine e a escola na cidade de Bertioga – SP de cursos livres, tem especialização por meio do MBA em Marketing na Fundace USP, Formação Internacional em PNL pelo Ideah e Formação Profissional em Hipnose Clínica pelo IBFH. Foi capa da revista Exame PME edição 40, participou como convidado do programa PEGN da Globo e é caso de sucesso no site Sociedade de Negócios do banco Bradesco. Autor e coautor em mais de 20 livros destacando-se o best-seller 84 Perguntas que Vendem.