O Brasil ficou em penúltimo lugar em pesquisa sobre simpatia dos vendedores, perdendo apenas para o Japão, segundo pesquisa publicada pela Shopper Experience. A crise, o governo, os concorrentes, funcionários despreparados, clientes exigentes e outros são desculpas de muitos comerciantes e vendedores.
Mas o que você, e só você, pode fazer de diferente sem depender de fatores externos para aumentar os seus resultados?
Essa pergunta de coaching é o segredo para o sucesso. Se existem concorrentes ou vendedores ganhando mais dinheiro do que nós, a culpa não é de fatores externos como por exemplo, a crise. Precisamos inovar, planejar e ter foco nos objetivos desejados.
Uma das áreas que mais cresce no mundo do empreendedorismo é a do gourmet, da alimentação por isso decidimos fazer uma matéria de capa falando justamente sobre o assunto, para começar gostaria de saber com você o que uma pessoa que deseja entrar nessa área precisa saber antes de se decidir por ela. Conte resumidamente.
Jaques: O empreendedorismo no Brasil teve um crescimento nos últimos anos e um dos principais motivos foi o desemprego gerado pela crise. Ter um negócio próprio é um casamento com responsabilidades, foco e planejamento. O segmento gourmet destaca-se com a moda do “gourmetizado”. Tudo pode e está, transformando-se em produtos e serviços diferenciados ou requintados. Com base neste conceito, sim, o mercado gourmet é um segmento diferenciado e com grandes oportunidades. Então, para entrar neste segmento promissor, mas concorrido, é preciso ter as respostas para as seguintes perguntas:
- O que é um restaurante ou lanchonete gourmet?
- O que os clientes querem e esperam de um restaurante gourmet?
- O que você mais gosta em um restaurante gourmet?
- O que você não gosta em um restaurante gourmet?
- O que você você faria de diferente em um restaurante gourmet para fidelizar clientes?
- Quais as estratégicas de marketing e vendas você faria em um restaurante gourmet?
- Por que abrir um restaurante gourmet e não uma loja de roupas?
- Quantos livros sobre empreendedorismo, vendas e finanças você leu nos últimos meses?
- Quantos cursos ou palestras sobre empreendedorismo, vendas e finanças você assistiu nos últimos meses?
No processo de Coaching utilizamos perguntas para conduzir os clientes (coachees) a encontrarem o melhor caminho e o mais rápido para alcançarem os seus objetivos e metas. Acreditamos que todos sabem as respostas, mas muitas vezes está escondida e é por este motivo que o Coaching funciona e traz resultados rápidos, inclusive em vendas.
É possível qualquer empresa, de qualquer segmento, gourmetizar o atendimento, vender mais e fidelizar clientes?
A palavra gourmet tem como significado uma culinária requintada, mais elaborada, com ingredientes de altíssima qualidade e que atenda as exigências dos consumidores com gostos mais apurados. Lembrando que a apresentação dos pratos gourmets é uma das principais características, o sabor começa com a aparência. Os clientes “salivam” ao ver um prato requintado.
Então, outros segmentos além de restaurantes, também podem oferecer produtos gourmet, mas quase todos os outros segmentos também podem. Para oferecer algo gourmet é preciso gostar e saber aproveitar de coisas gourmet. No caso de um restaurante, é preciso saber degustar de um bom prato, apreciar um ambiente requintado e exigir um atendimento diferenciado, também conhecido como atendimento gourmet.
Para investir nessa área é preciso um plano de negócio e avaliar o perfil do público desejado. O segredo é definir antes de abrir o negócio, qual será o seu principal diferencial comparado aos concorrentes.
É muito comum empresas do segmento alimentício mudar o foco do seu negócio de um restaurante ou lanchonete popular para um ambiente “gourmetizado”. Neste caso, o risco pode ser maior por alguns motivos:
1º Já existe um negócio funcionando e com clientela. A mudança ou novos preços podem assustar esse público fie, trazendo uma perda imediata no faturamento.
2º Transformar os produtos (pratos) e bebidas em produtos gourmet pode parecer fácil, mas não é. Exige testes, degustações, experiências no layout das apresentações, um ambiente adequado a nova proposta da empresa e principalmente um time treinado e motivado para atender um público ainda mais exigente.
3º Os ingredientes de “primeira” são um dos principais segredos dos restaurantes gourmets, quais são os ingredientes que irão transformar os seus pratos “normais” em pratos gourmets?
4º Antes de fazer essa mudança reflita sobre essa pergunta de coaching: A mudança para um restaurante gourmet é uma exigência do pública, uma necessidade de sobrevivência do restaurante ou uma vontade pessoal dos sócios? Se a resposta for uma vontade pessoal dos sócios, e na maioria das vezes é, cuidado!
Para os empresários que desejam oferecer um atendimento gourmet, qual a dica?
Todo o conhecimento é adquirido através de estudos, para render é preciso aprender. Recentemente fiz um trabalho de mentoria com técnicas de coaching em um cliente que acreditava conhecer tudo do seu segmento, e durante o processo descobriu para os seus diferenciais – no que acreditava – não eram suficientes para tornar-se referência no mercado. Buscar uma qualificação sobre alimentação gourmet, visitar e pesquisar empresas (restaurantes e lanchonetes) que são referencias, estudar o bairro ou cidade onde pretende abrir o seu negócio, o que e como o público deseja comprar e quais serão os seus diferenciais competitivos, avaliando os pratos, atendimento, localização e ambiente. Abrir uma empresa no Brasil, seja gourmet ou não, requer planejamento e conhecimento acima da média. Para fazer a diferença é preciso fazer diferente!
Independente do seu segmento, serviço ou varejo, pense e reflita como oferecer um atendimento gourmet para os seus clientes e destarcar-se da concorrência!