Pare e pense!
- 50% de uma vida é pouco ou muito?
- 50% a mais de salário é pouco ou muito?
- 50% mais chances de ser ainda mais feliz é pouco ou muito?
- 50% das suas metas pessoais é pouco ou muito?
- 50% das metas de vendas é pouco ou muito?
- 50% de um ano é pouco ou muito?
Os adolescentes na escola, alguns, levam o primeiro e segundo semestre na zona de conforto e recuperam as notas e faltas no terceiro e principalmente no último semestre. É por este motivo, por causa de zona de conforto, que alunos repetem de ano.
Nas empresas também temos vendedores que conseguem deixar para cumprir as metas no último semestre e, em poucos casos, até no último mês. A zona de conforto nas empresas é ainda maior do que comparado com os alunos nas escolas e diversos são os motivos. Podemos citar o estresse, desmotivação, problemas pessoais e falta de reconhecimento como os principais.
Dicas para potencializar os resultados ainda este ano
1º Relacionamento
As empresas estão preocupadas em gourmetizar produtos ou serviços e esquecem do atendimento. Os clientes querem ser surpreendidos com o relacionamento, com os vendedores. Já pesquisou no Google “Atendimento Gourmet”?
Ter um time preparado e motivado é o diferencial para as empresas de sucesso e que estão crescendo até na crise. Importante lembrar que o relacionamento começa na prospecção ou no primeiro atendimento e nunca termina, tenha contato com os seus clientes sem prazo para terminar.
Como exemplo, envie uma mensagem de feliz aniversário todos os anos – quantas empresas lembram do seu aniversário todos os anos? Os clientes querem uma experiência de compra, querem sair da sua empresa pensando “UAU!”.
2º Inovação
Os produtos e serviços estão cada vez com diferenciais menos nítidos e preços mais parecidos. Para crescer é fundamental inovar não apenas os produtos e serviços, mas também as ações (inovAções). Inovar as ações de marketing, de vendas, de motivação da equipe, de surpreender os clientes e também do ambiente. Sim, é preciso ter um ambiente agradável e produtivo.
3º Planejamento
Por causa das dificuldades e burocracia muitos empresários gastam mais de 80% do tempo no operacional do negócio e esquecem do estratégico, do crescimento da empresa.
O planejamento é ideal para campanhas de marketing, de vendas, fidelização de clientes, de funcionários, de cobrança, de crescimento e também da mente. Planejar a mente do empreendedor para ter foco no estratégico que é tão importante ou mais do que o operacional é primordial para o sucesso.
Qual foi a última vez que você ficou um período inteiro (aproximadamente entre quatro e cinco horas) fora da empresa pensando na empresa? Quando você está na empresa, a sua preocupação é com o operacional.
Fique uma manhã por semana na sua casa com o celular e o computador desligados pensando no seu negócio, escrevendo em um caderno novas estratégias e na inovação.
4º Treinamento (ApRender)
Para render é preciso aprender. Poucos conseguem potencializar os resultados sem conhecer e descobrir novas técnicas e ferramentas. Qual foi a última vez que você participou de uma palestra de vendas, por exemplo? Leu um livro sobre empreendedorismo? Ou, contratou um palestrante profissional para treinar e motivar a sua equipe?
É difícil querer resultados melhores fazendo sempre do mesmo jeito, sem observar o que está acontecendo ao nosso redor. Como leitura sugiro o livro “A Estratégia do Oceano Azul” do autor W. Chan Kim e publicado pela editora Harvard Business Review. Tem um ditado popular que diz que treinamentos é caro, mas imagine ter funcionários despreparados e desmotivados!
5º Mentor
Todos, independente do cargo ou posição, precisa ter um mentor. Uma pessoa que irá ajudar nas decisões, das mais simples até as mais complexas. Administrar uma empresa sozinho é um grande desafio, ter o apoio de um profissional para ajudar na avaliação das decisões antes que elas sejam tomadas é um upgrade poderoso para tomar as decisões certas.
O mentor não necessariamente precisa ser um profissional, pode ser um tio, um amigo e até um funcionário, mas é preciso ter. Acredito que o mentor seja como um GPS, ele dirá o melhor caminho e o mais rápido para chegar no seu objetivo, mas é você que irá colocar gasolina, engatar a primeira e dirigir.