Depois de 20 meses vivendo um mundo diferente com a pandemia do Covid-19, os consumidores brasileiros esperam uma BlackFriday diferente. Aliás, eles querem!
Este ano o evento será no dia 26 de novembro – 6ª feira, quatro semanas antes do Natal. Uma oportunidade para vender os produtos mais antigos e inovar com produtos novos e lançamentos para as festas de final de ano. Muitas empresas já começaram os descontos com pré ou esquenta da BlackFriday, não importa o motivo, o segredo é vender e bater novo recorde.
Em 2020, no meio da pandemia, já batemos recorde de pedidos e vendas nesta data. O número de pedidos em 2020 foi 25% maior do que em 2019 e o faturamento também aumentou, quase 900 mil reais a mais.
Os consumidores querem comprar on-line através de e-commerce e Market Place, mas as lojas físicas também devem se preparar.
O segredo do sucesso em vendas principalmente em eventos como este é o planejamento, o quanto antes estruturar e planejar a campanha, maior o resultado em vendas e fidelização de clientes – encantamento com um atendimento gourmet e descontos reais. O treinamento da equipe de vendas é tão importante quanto o desconto nos produtos e/ou serviços, os vendedores precisam se preparar com técnicas e emocionalmente para esta data que é uma loucura e exige muito mais foco e comprometimento.
Dicas para quem quer vender mais ou comprar na Black Friday:
- Os clientes pesquisam na internet antes de comprar.
- Pelo histórico de promoções nos anos anteriores, muitos clientes suspeitam da veracidade da promoção e dos descontos. Alguns até pesquisam os preços antes dos descontos e depois para comparar.
- Se a sua empresa tem multicanais de vendas como por exemplo e-commerce e lojas físicas, ofereça a opção de comprar online e retirar na loja física. Temos que seguir a tendência e o comportamento dos clientes, é o que muitos querem. Quando os clientes optam pela retirada de produtos na loja, é uma chance para os vendedores treinados e preparados de venderem mais produtos ou serviços, como por exemplo garantia estendida.
- Cuidado com os golpes de “bandidos” que aproveitam o desespero de muitos para venderem produtos usando marcas conhecidas. A data é conhecida pelas promoções, mas não existe milagre, isso é, desconfie se os preços estiverem muito abaixo do normal. Ligue na loja pelo 0800 em pesquisa pelo Google e nunca pelo telefone recebido no e-mail marketing.
- As lojas precisam vender, mas antes da venda é preciso manter o cliente fiel e sempre comprando. Clientes que compram por impulso, pela data ou pelos descontos, ao se arrependerem desconfiam e culpam as empresas. Neste caso, quando acontece, a empresa perde o cliente que não compra mais.
Jaques Grinberg é consultor de empresas e palestrante especialista em vendas e marketing estratégico. Mais de 25 anos atuando na áreas, sendo 10 anos liderando times de vendas em médias e grandes empresas. MBA em Marketing na Fundace USP e diversos outros cursos com destaque na formação internacional em PNL, Coaching e Hipnose Clínica pelo IBFH. Conhecido nacionalmente por diversos artigos e matérias publicadas nos principais jornais do país, rádios e TV. Foi capa da revista Exame PME edição 40, participou como convidado do programa PEGN da Globo e é caso de sucesso no site Sociedade de Negócios do banco Bradesco. Autor do best-seller 84 Perguntas que Vendem publicado pela editora Literare Books com milhares de exemplares vendidos e autor e coautor em mais de 20 livros de vendas, liderança, carreira e empreendedorism