Sabemos que não apenas o Brasil, mas o planeta está vivendo um período único e inesperado. A pandemia chegou e as reações no mundo e dentro de nossas casas foram diversas.
No primeiro momento surgiu o susto e acreditávamos que não estava acontecendo. No segundo momento percebemos que sim, estava acontecendo, o desespero ou a depressão surgiram e para alguns a tristeza. Muitos perceberam que precisavam fazer algo e as ideias começaram a surgir junto com a qualificação, planejamento e inovação. Sim, a inovação que é a aplicação da criação, quando você tem uma boa ideia e coloca-a em prática você está inovando. Só ideias, são sonhos.
Se a origem da palavra pandemia vem do grego pan = todos e demos = povo, em resumo, é a doença infecciosa que se espalha num continente ou no planeta. Por que não transformar a sua ideia em algo tão grandioso, mas para o bem.
Já o conceito da palavra crise na psicologia é explicado como situações de mudança, de perda ou fase de substituições rápidas. As crises podem trazer resultados positivos ou negativos, tudo depende de como cada um reage e desenvolve uma estratégia para evoluir e sair dela. A crise como a pandemia é para todos, do povo e para quem quer parar de reclamar e se preparar para a retomada. O que você quer?
Temos amigos que estão reclamando e desmotivados? Sim, alguns estão dentro da nossa própria casa ou na família. Eu já reclamei da crise ou ainda reclamo, talvez. Fazia tempo que não trabalhava tanto para ganhar menos, talvez. Estou estressado e a minha família não me entende, talvez. E ainda, tenho que administrar professores que não aceitam as aulas on-line, sim! Por alguns instantes podemos pensar que está dando tudo errado ou estão todos contra os nossos sonhos e objetivos. Se eu quero, depende de quem para conseguir? De nós!
Pare e pense!
- O que você ainda não fez e que precisa fazer para se preparar para o pós-Covid?
- O que você está aprendendo durante a quarentena que ajudará a potencializar os seus resultados pós-crise?
- Quais são os seus três principais diferenciais e/ou vantagens?
- Quais são as suas três principais desvantagens comparando-as com os concorrentes?
Parou e pensou?
Agora sim, pense! O que você irá fazer com as respostas e reflexões acima? É possível mudar as estratégias de marketing e vendas só com essas poucas observações. E ainda não acabou.
Quais são as oportunidades que o Covid-19 trouxe:
- Inovação e novas estratégias.
- Novas oportunidades surgem e muitos saem da zona de conforto.
- Qualificação e novos aprendizados.
- Reestruturação das empresas.
- Gestão financeira e fluxo de caixa torna-se fundamental.
Com tudo isso, sabemos que não é fácil. Está difícil e estamos cansados. Muitos querem fazer a diferença e para fazer a diferença é preciso fazer diferente e ainda, estar preparado para a retomada. Isso mesmo, sobreviver a crise e voltar ainda mais forte e diferente – melhor!
A retomada com inovação é tirar do papel as suas ideias, das mais simples até as mais malucas. Transformar de forma planejada as ideias em inovação, seus sonhos em realidades A retomada é o foco de tudo para o sucesso e o sucesso é o seu sonho, aliás, o seu novo sonho. O passado já passou e os sonhos antigos também, agora é preciso escolher novos objetivos e metas.
A retomada com superação é aplicar inovação, acreditar e validar que você junto com a sua equipe são capazes de fazer o que ninguém esperava. Muitos não acreditam nos seus próprios sonhos, criam obstáculos e compartilham as suas ideias com pessoas negativas ou pessimistas. Está com dúvidas ou sem saber o que fazer, busque um mentor ou consultor profissional, uma pessoa com experiência e neutra que poderá junto com você avaliar os riscos e os diferenciais de cada ideia e ainda, ajuda-lo a colocar as ideias em prática, transformando-as em realidade. Isso chama-se superação com inovação!
Eu acredito em você, acredite em você e no seu time! Eles merecem o seu apoio e confiança!
Jaques Grinberg é consultor de empresas e palestrante especialista em Vendas e Marketing. Criador do programa Consultoria Emergencial para ajudar empresas durante a pandemia. MBA em Marketing na Fundace USP, curso de Gestão de Pessoais no IBMEC, Teatro Executivo na Faap, Coaching na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Formação Profissional em Hipnose Clínica pelo IBFH, Certificação Internacional em PNL, Técnicas de Negociação no Dale Carnegie, entre outros diversos cursos. Conhecido nacionalmente por diversos artigos e matérias nos principais jornais do país, rádios e TV, foi capa da revista Exame PME edição 40, participou como consultor convidado do programa PEGN da Globo e é caso de sucesso no site Sociedade de Negócios do banco Bradesco. É também autor do best-seller 84 Perguntas que Vendem e criador da Mentoria em Vendas com técnicas de Coaching para escolas de cursos livres. Para mais informações acesse www.queroresultados.com.br/emergencial