Já estamos em julho, metade do ano já passou e a crise continua. Empresas continuam fechando, o desemprego aumenta e os profissionais precisam temer as vendas ou reinventar-se? As expectativas econômicas estão melhorando com a mudança no governo, mas muitos obstáculos irão aparecer. Temos apenas duas opções, enfrentar ou desistir, qual a sua opção?
A culpa não é das estrelas, nem do chefe e muito menos dos funcionários das empresas. A culpa é nossa, se algo deu errado, sim, a culpa é nossa.
O que você e só você, pode fazer de diferente, para enfrentar a crise e aumentar os resultados?
Faça essa pergunta diariamente, antes de sair de casa, e vai lá e faça acontecer. Independente do governo, da situação atual do mercado, dos concorrentes que vendem abaixo do preço de custo e etc, inovar é a solução para maximizar os seus resultados. Pratique as sete dicas abaixo, dicas poderosas, para aumentar os resultados inovando e fazendo diferente.
1º Relacionamento: estamos na era do relacionamento, os consumidores estão carentes e querem conversar. Estamos preparados para ouvir com atenção os nossos clientes?
2º Pesquisa de mercado: acreditar que a nossa empresa é a melhor do mercado é um grande risco, muitas vezes esquecemos de inovar e buscar as tendências do mercado por achar desnecessário. Pesquisar o mercado, novos produtos e serviços, concorrentes e o interesse dos consumidores constantemente é acreditar no sucesso e crescimento sustentável do seu negócio.
3º Inovação nos produtos: o mundo muda e os consumidores também. Qual foi a última vez que você fez uma pesquisa de interesse com os clientes, pesquisou o que os concorrentes estão fazendo de diferente e quais as novidades do mercado nacional e internacional? Qual foi a última vez que você ficou um dia em casa avaliando, pesquisando e refletindo sobre o mercado e o seu negócio?
4º Inovação no atendimento: já ouviu falar em atendimento gourmet? As empresas estão preocupadas em gourmetizar os produtos e serviços e esquecem do atendimento. Quase 70% dos consumidores trocam de empresa por causa do atendimento e menos de 15% por causa do preço ou qualidade do produto ou serviço. O atendimento, na era do relacionamento, é o grande diferencial competitivo para as empresas de sucesso.
5º Planejamento: muitas empresas, principalmente as familiares, administram sem planejamento, sem foco e sem metas. O planejamento estratégico de uma empresa é o GPS para a empresa ir na direção certa. Uma empresa sem planejamento pode andar desgovernado. O planejamento deve ser anual e ajustado ou atualizado a cada situação nova ou necessidade.
6º Preparo: muitas empresas treinam a parte técnica e diferenciais competitivos e esquecem de treinar e preparar o seu time para surpreender os clientes com um atendimento gourmet, com um relacionamento acima da média.
7º Temer as vendas: é ter medo de algo que não existe, por causa de notícias pessimistas, acreditamos que tudo é culpa da crise. Mas, será? Existem concorrentes ganhando dinheiro? Se sim, a culpa não é da crise, é falta de inovação, de reinventar-se! É preciso fazer diferente para fazer a diferença.
Lembre-se, reinventar-se é mudar, mesmo que seja só o lugar dos móveis na sua empresa, os quadros nas paredes ou os manequins de lugar. Os clientes gostam e querem perceber as mudanças. Troque o uniforme do seu time, faça um treinamento surpresa com incentivos e metas, invente e reinvente sempre!
Acredite no seu potencial e na sua empresa, planeje com foco e metas, vai lá e faça acontecer. A sociedade, amigos e familiares podem tentar desanima-lo, faz parte do ser humano ser pessimista, mas podemos mudar como o mundo muda. Basta querer e acreditar, seja otimista e acredite, tem clientes querendo comprar, mas querem ser surpreendidos com um atendimento gourmet e ter produtos ou serviços inovadores.
Pare e pense!
Qual foi a última vez que você perguntou para o Google como vender mais até na crise?
O que é atendimento gourmet?
Como vender mais com perguntas que vendem?